sexta-feira, 14 de março de 2014

O Som

A nova subunidade a lecionar nas aulas de APlicações Informáticas é o Som.
O som é um fenómeno físico causado pela vibração da matéria.

Um som digital consiste na transformação de um som analógico num sistema numérico.

O som pode ser comprimido ou não comprimido:
  • Não comprimido: Depois do processo de amostragem e quamtização, utiliza-se a técnica de codificação PCM;
    Esta codificação faz-se sem recurso a algoritmos de compressão. A maior parte dos formatos de ficheiros não comprimidos é nativa de sistemas operativos específicos.

    Exemplos:
    • Waveform Audio;
    • Audio Interchange File Format;
    • Musical Instrumen Digital Interface;
    • Compact Disc Digital Audio.
  • Comprimidos:  Quando se pretende ter um arquivo de música próprio e portátil, o mais conveniente é ter ficheiros áudio comprimidos.
    Designa-se por compressão um conjunto de algoritmos que tanto comprime como descomprime um ficheiro de som.
    Os codes permitem comprimir o ficheiro num gravador ou permitem ouvir o som num leitor de música.
    Estes ficheiros ocupam me3nos espaço que os ficheiros iniciais e resultam da eliminação de informação redundante e outras informações de áudio com pouca influência na qualidade do mesmo.

    Exemplos:
    • Com perdas:
      • Motion Picture Experts Group;
      • QuickTime Audio;
      • Windows Media Audio.

        Com perdas:
      • Windows Media Audio Lossless;
      • Apple Lossless Audio Codec.

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