O som é um fenómeno físico causado pela vibração da matéria.
Um som digital consiste na transformação de um som analógico num sistema numérico.
O som pode ser comprimido ou não comprimido:
- Não comprimido: Depois do processo de amostragem e quamtização, utiliza-se a técnica de codificação PCM;
Esta codificação faz-se sem recurso a algoritmos de compressão. A maior parte dos formatos de ficheiros não comprimidos é nativa de sistemas operativos específicos.
Exemplos:- Waveform Audio;
- Audio Interchange File Format;
- Musical Instrumen Digital Interface;
- Compact Disc Digital Audio.
- Comprimidos: Quando se pretende ter um arquivo de música próprio e portátil, o mais conveniente é ter ficheiros áudio comprimidos.
Designa-se por compressão um conjunto de algoritmos que tanto comprime como descomprime um ficheiro de som.
Os codes permitem comprimir o ficheiro num gravador ou permitem ouvir o som num leitor de música.
Estes ficheiros ocupam me3nos espaço que os ficheiros iniciais e resultam da eliminação de informação redundante e outras informações de áudio com pouca influência na qualidade do mesmo.
Exemplos:- Com perdas:
- Motion Picture Experts Group;
- QuickTime Audio;
- Windows Media Audio.
Com perdas: - Windows Media Audio Lossless;
- Apple Lossless Audio Codec.
- Com perdas:
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